sexta-feira, 14 de novembro de 2008

" Isso aqui não é filme de ação não!"


Última Parada 174, longa dirigido por Bruno Barreto (diretor de O que é isso Companheiro? e Dona flor e seus dois maridos), é baseado em eventos reais que relatam a vida do jovem Sandro (Michel de Souza), que conseguiu paralizar o Rio de Janeiro em junho de 2000 após seqüestrar o ônibus da linha 174. Com roteiro de Bráulio Mantovani (de Cidade de Deus), o filme nos conta toda tragetória do garoto até o dia em que ele se fez conhecido pelo Brasil inteiro. Desde quando nasceu, até seu primeiro contado com as drogas, a vadiagem de se viver na rua, o contato com o sexo e com o crime - uma vida recheada de dor e frustrações. É um menino que viveu na pele o que nenhuma mãe quer para seu filho, é um menino levado pela vontade de ser alguém na vida e de ser notado. Apesar de surgir um anjo em sua vida, Marisa (Chris Viana) - a mãe que passa o filme na procura de seu verdadeiro filho, Alessandro - já é tarde de mais para devolver a consciência e o estado mental saudável a Sandro, ele já não enxerga esperança e em uma sucessão de eventos infortúnios, ele só respira o ódio.

A algum tempo atrás, está história me foi revelada com o documentário Ônibus 174, de José Padilha (Tropa de elite), me surpreendendo ao narrar o início, o meio e o fim da vida de Sandro - vale a pena assisti-lo para comparar: o documental do fato X o fato simulado pela ficção. Mesmo o diretor e o roteirista revelando, que não queriam retratar a realidade tal qual foi a história de Sandro, o filme de Bruno Barreto traz para nós um melodrama que envolve a saga fatal de Sandro, mas algo falta para enriquecer esta obra de ficção- que impecavelmente é alcançado no documentário de Padilha.


Última Parada 174
Aonde assistir, acesse: http://www.guiadasemana.com.br/film.asp?/Ultima_Parada_174/CINEMA/SAO_PAULO/&a=1&ID=11&cd_film=2214&cd_city=1&st_session=
Infos técnicas, acesse:
http://www.imdb.com/title/tt1280567/

Nenhum comentário: