quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ensaio...



...Sobre a Cegueira. Foi o título do filme que assisti em uma sessão pré-estréia neste segunda-feira (08/09) no auditório 1 da FAAP. Há algum tempo eu já tinha ouvido falar deste título em uma aula de português que tive no 1ºsemestre de minha faculdade, era do livro de José Saramago (escritor português) que inspira o filme, mas naquela época eu não me preocupava muito. Agora sim, me preocupei. Já sabia que o novo filme, dirigido pelo diretor brasileiro Fernando "cidade de deus" Meirelles, estava pra lançar e não perdi a oportunidade de checar a novidade. De cara achei estranho que todos falavam inglês em plena São Paulo, mas dai: ahh claro...o elenco conta com estrelas como Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Dani Glover, Mark Ruffalo e uma brasileira já conhecida pela gente, Alice Braga que faz papel de uma garota de programa. O filme já inicia de uma maneira agitada, quando a primeira vitima da cegueira, que no filme como no livro é uma cegueira branca, perde a visão no meio do trânsito da cidade de São Paulo, a partir dai a epidemia da cegueira se espalha levando o governo a isolar as vítimas em uma velha clínica abandonada. O incomodo aos olhos dos cinespectadores se inicia a partir dai, dentro desta nova sociedade, de cegos, a convivência é levada ao extremo da selvageria e caos. Outro detalhe da história que nós deixa sempre na dúvida é o fato da personagem de Julianne Moore ser a única ali dentro que não está cega. Além da sempre impecável direção de Meirelles o filme conta com Cézar Charlone na direção de fotografia que nos coloca praticamente em uma cegueira branca, pois a imagem nos leva a essa impressão que a todo instante está na grande tela. Vendo uma entrevista com Meirelles na mesma segunda-feira que vi o filme, fiquei sabendo que Saramago adorou a versão de sua obra para o cinema, mas não foi nem um pouco com a cara do cachorro escolhido para ser o Cão das Lágrimas (personagem do livro). Mas não pense que foi tarefa fácil para Fernando toda essa produção, pelo que entendi a versão que vai para as telas de cinema nesta sexta-feira (12/09) é a 14ª, depois de muita cena e diálogos off (narração, feita por Dani glover, único cego real na história) serem eliminadas na versão final.


Apesar de não ter considerado "Blindness" um filme Brasuca, ao final, a sensação e conclusão que tive foi a de que no cinema, o desfecho, seja bom ou ruim, as vezes não é realmente necessário e o que essencialmente a obra deve nos proporcionar é algum tipo de estálo ou incomodo que ao sairmos da sala possamos ver nosso ao redor de forma diferente, tentando não sermos cegos com nosso mundo.


Ensaio Sobre a Cegueira,
Estréia nacional: 12/09/2008
Aonde assistir, acesse:
Infos técnicas, acesse: http://www.imdb.com/title/tt0861689/

4 comentários:

Thaty disse...

Lele...to no trabalho ainda, então não deu tempo de ler tudo, mas queria registrar meus parábens pela iniciativa!!! atualize sempre, que eu estarei aqui para ler sempre!!!
bjo thaty

Virginia disse...

Eeeee Peru!!!
Parabéns pela iniciativa!
Gostei da idéia!!!
Vou tentar comparecer aqui sempre que possível, tá?!
Beijãoooo

Anônimo disse...

Peru,

Não tive tempo/interesse de ler sobre os filmes que ainda não vi. Li sua crítica a respeito do Ensaio Sobre a Cegueira e concordo com alguns pontos, mas discordo de outros. A minha sugestão para melhorar é que vc estude mais sobre o filme para que possa argumentar melhor, além de falar com mais propriedade. Por exemplo, vc critica falando que o filme se passa em SP mas é inglês: ERRO de principiante. Assim como no livro, a cidade do filme é uma qualquer e não identificada (assim como os persdonagens que não tem nome, repare).

enfim.. é isso... e gostei da iniciativa! parabens...

Anônimo disse...



Ah! que orgulho, parabéns por sua iniciativa, ficarei atenta aos seus comentários, que essa etapa seja só o começo de uma vida profissional em franco crescimento.