sábado, 25 de julho de 2009

Nesse filme, já sabemos o desfecho.


No dia 22 de Julho de 2005, em Londres, morreu o brasileiro Jean Charles de Menezes. Confudido com um homem-bomba, o imigrante foi baleado por agentes da Scotland Yard dentro de um metro. Baseado nesta tragédia, o diretor brasileiro Henrique Goldman (Princesa,2001) estreou no mês passado o longa Jean Charles que ilustra a vida e morte do brasileiro, que vivia em uma pequena casa nos subúrbios da cidade londrina.


Interpretado por Selton Mello, o filme retrata a luta de Jean Charles que viveu de eletricista na cidade de Londres. O filme também conta com a atriz Vanessa Giácomo (atriz de várias novelas da Globo) que faz o papel de Vivian, prima de Jean, que vai com a ajuda dele a Londres em busca de uma vida melhor. Apesar de sabermos que cada passo que Jean dá, o levará a uma tragédia imoral, o filme mostra a inocência e solidariedade do rapaz que ajuda todos a sua volta, desde sua família (enviando dinheiro para sua mãe no Brasil) até seus colegas de trabalho, descolando de forma ilegal vistos para que eles possam ver suas famílias fora da Inglaterra.


O trabalho do diretor e o papel crucial do filme foi ilustrar a partir de uma história triste, o que dezenas de outros imigrantes passam ao tentarem um sonho de uma vida melhor fora de seus paises de origem. O filme é uma bomba nos olhos da relação imigracional mundial e de certa forma, é um filme de qualidade e pode até ser considerado um documentário sob o ponto de vista do escândalo gerado com a morte de Jean Charles.


Aonde assistir:


Um comentário:

Anônimo disse...

Triste, mas depois da leitura.. Vou assistir!